Todas as Publicações do Distrito

Programa Mobilidade Para Todos realiza Expedição Maranhão

O Programa Mobilidade Para Todos se expande cada vez mais pelo Brasil e dessa vez realizou a Expedição Maranhão no final de novembro. Indígenas das etnias Guajajara, Gavião, Ka´Apor, Awá-Guajá, Canela, Krikati, Krenyê e Timbira receberam 76 cadeiras de rodas e 30 cadeiras de banho. Todo esse trabalho foi possível com a colaboração da equipe do Distrito Sanitário Especial – DSEI Maranhão, Secretaria Especial da Saúde Indígena – SESAI e dos patrocinadores rotarianos dos Distritos rotários 4630, 4710, 4640, 4730, 4470 e 4740.   O governador do Distrito 4630 Eloi Bonkoski e sua esposa Cintia participaram pela primeira vez de uma expedição do programa de distribuição de cadeiras de rodas. Eles acompanharam a coordenadora do Programa Mobilidade Para Todos Renata Giroldo Mestriner Krambeck e o rotariano Paulo Eduardo Krambeck, do Rotary Club de Maringá-Parque do Ingá.  A equipe chegou no dia 29 de novembro, na cidade de Imperatriz, onde o primeiro compromisso foi na CASAI – Casa de Apoio à Saúde Indígena, com a entrega de cadeiras de rodas. No fim do dia, eles jantaram com rotarianos dos Rotary Clubs de Imperatriz e Imperatriz-Entroncamento.  Já na quarta-feira (30/11), os representantes do Distrito 4630 se deslocaram para Amarante. Lá foi feita a entrega coletiva de 10 cadeiras de rodas na Aldeia Governador. Em seguida, o grupo se deslocou para Montes Altos, para a entrega de três cadeiras de rodas na Aldeia São José. “Grandes realizações em prol da humanidade são conseguidas através de parcerias. Desta vez, em aldeias indígenas no Maranhão, o nosso distrito em parceria com a Free Wheelchair Mission entregou cadeiras de rodas e proporcionou uma vida melhor a dezenas de indígenas”, ressalta Eloi. O governador do Distrito 4630 também reconheceu o trabalho coordenado pela companheira Renata Giroldo Mestriner Krambeck.  “Uma ação que alcançou todos os seus objetivos. Sinto-me privilegiado por ter participado dessa expedição e presenciado momentos emocionantes quando crianças, adultos e idosos recuperaram sua mobilidade. É o nosso Rotary em ação!”, parabeniza.

Inviolável: Empresa Cidadã que colabora com os projetos da Fundação Rotária

A Inviolável Cianorte Ltda foi fundada em junho de 2001 para atender o ramo de atividade de segurança eletrônica, com monitoramento de sistema de alarme e câmeras de vídeo. Empresa Cidadã participante do programa do Rotary International, a Inviolável também é parceira da Associação Rainha da Paz e da APMI -Associação de Proteção a Maternidade e a Infância, com a prestação sem custo de serviços mensais.   “Achamos muito importante a contribuição como Empresa Cidadã e em outras áreas, pois apesar de não representar muito no déficit existente, se todos que tiverem condições e puderem fazer um pouquinho, acaba que na somatória atendemos um montante considerável”, exemplifica o empresário Edir Bertolini, administrador da Inviolável. A empresa possui cerca de 60 colaboradores e oferece serviços de segurança eletrônica com sistemas de alarmes monitorados, câmeras de vídeo de monitoramento, instalação e monitoramento de cercas elétricas, portaria remota online, portaria autônoma e portaria de condomínios.  

Horta será implantada em colégio de Sarandi e beneficiará alunos e comunidade

O Rotary Club de Sarandi-Renascer em parceria com o Colégio Estadual Cívico Militar Cora Coralina começou em meados de outubro a implantação de uma horta pedagógica como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar no cultivo de hortaliças, produzidas de forma natural. A produção será utilizada na merenda escolar e também beneficiará a comunidade. Vale destacar que o local destinado para a horta estava sem uso, tornando-o útil para a produção de alimentos e com isso, estimulando hábitos alimentares mais saudáveis aos alunos. Além disso, será possível trabalhar conceitos de educação ambiental, com integração de conteúdos programáticos, de forma que os alunos vivenciem na prática o conhecimento teórico, explica a presidente do Rotary Club de Sarandi-Renascer, Josi Andreia de Brito Oliveira. Em todas as etapas do desenvolvimento do projeto, chamado de “Alimentação Saudável, Aprendizagem Multidisciplinar e Sustentabilidade Ambiental”, foi previsto o envolvimento dos alunos, pais, professores, funcionários, rotarianos e demais profissionais necessários. A AGRIS- Associação dos Agricultores de Sarandi apoia o projeto na preparação do solo, com o uso do maquinário, implementos agrícolas e tratorista que possui.  

Localizar site dos clubes